Este blog tem por objetivo:
Contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica, colaborarando para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos na área de Matemática.
segunda-feira, 30 de março de 2009
Montando, Calculando e Descobrindo Novos Conteúdos
Olá professores cursistas e demais visitantes do nosso edublog.
Faça uso do Microsoft Word para montar seu mosaico, formate, copie e cole seu trabalho no Paint, onde você pode criar sua página a ser salva-lá como JPEG, a qual será publicada, posteriormente neste espaço de aprendizagem virtual. Descreva em poucas palavras como você aplicaria esta atividade com seus alunos? Para que série? Que conteúdos matemáticos seriam trabalhados? Interdisciplinar com que área? objetivos a serem atingidos?
OBS: Lembre-se do que você vem estudando:Partir de uma situaçã-problema; Currículo em rede;
Depois, observando o que você fez, responda às perguntas: a) De quanto será o aumento da base? Por exemplo, no retângulo se dobrarmos o tamanho da base? Em quanto aumentou sua área? E no triângulo? b) Dobrando a base e a altura do retângulo, quantos retângulos você precisou para encontrar uma figura semelhante? c) Dobrando a base e a altura do triângulo, quantos triângulos você precisou para encontrar uma figura semelhante? d) Observando as duas situações, responda: se eu dobrar as dimensões de uma figura, a área dobra também? Justifique sua resposta.
Professora Formadora: Mascleide Paula de Lima Escola Estadual Cônego Olímpio Torres - Tuparetama/PE
Esta atividade seria feita com os alunos, inicialmente desenhando as figuras no caderno e depois no computador. Eu aplicaria no 1º ano do Ensino Médio. Os contéudos matemáticos trabalhados seriam: razão, proporção e semelhança de figuras. Pode ser aplicada a interdisciplinaridade com a disciplina de Artes.
Objetivos: * Compreender os conceitos de razão e de proporção; * Aplicar as razões entre os lados de uma figura para identificar figuras semelhantes; * Construir mosaicos apartir de figuras planas e compará-las com outras figuras.
RESPOSTAS a) Se dobrarmos a medida da base, a área ficará quatro vezes a área da figura anterior. A área aumenta 400%. No triângulo, se dobrarmos a base, a área do triângulo também quadruplicará.
b) Dobrando a base e a altura do retângulo, serão necessários 4 retângulos para encontrar uma figura semelhante.
c) Se dobrarmos a base e a altura do triângulo, serão necessários 4 triângulos para formar uma figura semelhante.
d) Não. Quando dobramos as dimensões de uma figura, a sua área será multiplicada por 4, pois como se trata de área, são duas dimensões que se multiplicam.
Equipe: FAGNER PROFESSOR CURSISTA: JOSINALDO RANGEL FERREIRA ESCOLA JOSÉ SEVERINO DE ARAÚJO - BREJINHO / PE
Olá professores cursistas e demais visitantes do nosso edublog.
ResponderExcluirFaça uso do Microsoft Word para montar seu mosaico, formate, copie e cole seu trabalho no Paint, onde você pode criar sua página a ser salva-lá como JPEG, a qual será publicada, posteriormente neste espaço de aprendizagem virtual.
Descreva em poucas palavras como você aplicaria esta atividade com seus alunos? Para que série? Que conteúdos matemáticos seriam trabalhados? Interdisciplinar com que área? objetivos a serem atingidos?
OBS: Lembre-se do que você vem estudando:Partir de uma situaçã-problema;
Currículo em rede;
Depois, observando o que você fez, responda às perguntas:
a) De quanto será o aumento da base? Por exemplo, no retângulo se dobrarmos o tamanho
da base? Em quanto aumentou sua área?
E no triângulo?
b) Dobrando a base e a altura do retângulo, quantos retângulos você precisou para
encontrar uma figura semelhante?
c) Dobrando a base e a altura do triângulo, quantos triângulos você precisou para encontrar
uma figura semelhante?
d) Observando as duas situações, responda: se eu dobrar as dimensões de uma figura, a
área dobra também? Justifique sua resposta.
Professora Formadora: Mascleide Paula de Lima
Escola Estadual Cônego Olímpio Torres - Tuparetama/PE
Esta atividade seria feita com os alunos, inicialmente desenhando as figuras no caderno e depois no computador. Eu aplicaria no 1º ano do Ensino Médio.
ResponderExcluirOs contéudos matemáticos trabalhados seriam: razão, proporção e semelhança de figuras.
Pode ser aplicada a interdisciplinaridade com a disciplina de Artes.
Objetivos:
* Compreender os conceitos de razão e de proporção;
* Aplicar as razões entre os lados de uma figura para identificar figuras semelhantes;
* Construir mosaicos apartir de figuras planas e compará-las com outras figuras.
RESPOSTAS
a) Se dobrarmos a medida da base, a área ficará quatro vezes a área da figura anterior.
A área aumenta 400%.
No triângulo, se dobrarmos a base, a área do triângulo também quadruplicará.
b) Dobrando a base e a altura do retângulo, serão necessários 4 retângulos para encontrar uma figura semelhante.
c) Se dobrarmos a base e a altura do triângulo, serão necessários 4 triângulos para formar uma figura semelhante.
d) Não. Quando dobramos as dimensões de uma figura, a sua área será multiplicada por 4, pois como se trata de área, são duas dimensões que se multiplicam.
Equipe: FAGNER
PROFESSOR CURSISTA: JOSINALDO RANGEL FERREIRA
ESCOLA JOSÉ SEVERINO DE ARAÚJO - BREJINHO / PE
Parabéns Josinaldo. Sua atividade foi cumprida com êxito. Aguardo sua apresentação no nosso 5º Encontro Presencial 14/04/2009
ResponderExcluirBj
Professora Formadora:Mascleide Paula de Lima